Basicamente uma vetorização é uma imagem em formato de vetor, ao inves de uma imagem como jpg, png, chapada, esse arquivo é uma imagem em formato de vetor, tem nós, malhas, preenchimentos, degrades, muito mais leves que uma imagem chapada.
Vetorização técnica:
A vetorização técnica (exemplo acima) é quando um vetor tem um tamanho exato com medidas; Por exemplo, você desenha uma caixa para corte em laser, esse vetor precisa ser técnico senão os encaixes e proporções vão ficar errados após o corte.
Vetorização técnica:
Na vetorização artística (exemplo abaixo) é basicamente quando o vetor é feito em formato de desenho, e não necessariamente técnico.
Diferenciais
Vetorização sem raster:
De fato o raster basicamente é um recurso dos programas de vetor que vetorizam uma imagem de forma automatica, porem em uma imagem de baixa resolução praticamente fica ruim, então no minimo é necessaria a correção de malha pra o vetor não ficar grotesco.
Não vou mentir que não uso o raster porém apesar para fazer uma base do vetor, mas corrijo toda a malha além de limpar para ficar leve e com qualidade.
Vetorização com qualidade:
Vamos dizer que a minha prioridade é deixar a malha o mais leve possível, desde que não perca a qualidade, esses ajustes são todos manuais.
Custo / Benefício
Vetorizações fracionadas são cobradas um pouco mais, mas quando recebo algumas geralmente negocio com cliente e abato um pouco do valor.
Arquivos Vetorizados
Lembrando que as vetorizações serão sempre entregues em arquivos vetorizados com PDF , SVG entre outros.
Sabe como são feitas vetorizações?
Ao lado um video que fiz de uma vetorização 100% manual.
Mas existem outras formas de agilizar o processo, porém tem vetores que só é possivel obtermos bons resultados otimizando a malha manualmente.